sábado, 16 de agosto de 2008

O que é Performance?

A performance é uma linguagem que ora está na moda, ora na contracorrente. O que chamamos de performance surgiu por volta dos anos 20, sendo marcardo pela ousadia e luta contra a arte tradicional. Com bastante agressividade os futuristas também realizaram atos performáticos que incluíam declamação de poesia, recital de música e leitura de manifesto. Além de ser um modo de testar idéias em público, a performance ajudou a formular parte do que se conhece hoje como a arte de vanguarda.
A performance pode incorporar diversas técnicas, promovendo uma inter-relação entre teatro, dança, mímica, música, fotografia, pintura, escultura e cinema. Mas somente assumiu caráter de gênero por volta dos anos de 1970.
As performances atuais já não têm o mesmo conceito de "duração" dos anos 70, se assemelham mais a um acontecimento rápido, feito em geral para um registro de vídeo ou para fotos, e os artista e público não mais percorrem a ação juntos, o que demandaria muito tempo, apenas seguem rapidamente por diferentes imagens.
O primeiro registro de performance feita no Brasil é do artista modernista Flávio de Carvalho. Em 1931, realizou em São Paulo a "Experiência n° 2" (não se tem notícia de uma "Experiência n° 1").
A ação que teve como alvo a Igreja Católica consistiu em caminhar de chapéu no sentido contrário de uma procissão de Corpus Christi no centro de São Paulo. Acabou funcionando como provocação e teste de tolerância da multidão. Os fiéis se revoltaram, e o artista foi obrigado a fugir para não ser linchado.

Yves Klein, artista francês, ja fazia diferente, privilegiava a presença do corpo e convertia seus modelos em "pincéis vivos". As "Antropometrias" são pinturas realizadas com o corpo de mulheres nuas, que seguem instruções do artista, transmitidas junto ao som de uma orquestra. Nas "Antropometrias" o pincel é uma extensão corporal, assim como a bengala do cego, porém não pertence ao artista.

Temos também um outro tipo de performance conhecida como Site Specific. Uma das mais famosas é a Tilted Arc, de 1981, uma gigantesca parede de aço inclinada colocada na Federal Plaza, Nova York. Em 1999, foi destruída após uma longa batalha judicial promovida pela mesma instituição que a encomendou: o governo federal dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: