Vik Muniz é um artista brasileiro, nasceu em São Paulo em 1961, fez Publicidade na FAAP e aos 22 anos decidiu se mudar para os Estados Unidos e fazer sua carreira lá. Considera-se um artista norte americano pelo fato do país ter lhe oferecido melhores oportunidades.
Já expôs no MAM de São Paulo e do Rio de Janeiro, na Bienal de Veneza, e em outras diversas galerias de arte pelo país e no mundo. Foi também o primeiro artista brasileiro a ganhar exposição individual no Whitney Museum of American Art, uma instituição que privilegia apenas artistas contemporâneos nascidos nos Estados Unidos. Possui obras suas também no Metropolitan e no MoMa, Museum of Modern Art, todos de Nova York.
Seus trabalhos são inusitados, como as figuras feitas a partir de geleia ou chocolate, sucata e brinquedos e posteriormente fotografadas. Uma dessas obras feita de chocolate, representando uma multidão em Nova York foi reinterpretado no Centro Empresarial Itaúsa, em São Paulo, formando um gigantesco painel de 70m na entrada do prédio, feito com pastilhas de vidro. A maioria de de suas obras a um primeiro olhar pode parecer uma coisa, e quando realmente a analisamos é outra. É o que acontece com o mural, de perto as imagens não são tão bem vistas mas de longe você consegue ver a obra completa.
Vik Muniz esta no auge, cada uma de suas fotografias tem a tiragem de mais ou menos 12, e podem chegar a valer algo entre $5 mil e $30 mil."A obra de ViK Muniz possui um lugar muito importante na fotografia recente porque foge do contexto da fotografia no sentido estrito para se afirmar no campo mais lato da arte contemporânea e nesta, na questão da relação entre imagens e o seu processo crítico. As suas imagens, resultado de um longo processo criativo, de reflexão e selecção, nunca abdicam de um carácter radicalmente sedutor enquanto imagens, mas são sempre orientadas por um sentido crítico dirigido ao mundo da arte, do coleccionismo, da necessidade de posse (...)" Albano da Silva Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário