quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Um objeto interativo

Pois então, o que seria a interatividade?Achei um texto interessantíssimo por ae na internet de autoria de uma Bruna Comin, não sei quem é, nem é uma pessoa famosa, mas o texto é divertido e aborda a interatividade de modo muito peculiar.http://ricfigueira.blogspot.com/2007/08/o-que-interatividade-pra-voc.html
Mas vamos a interatividade arquitetônica. Apagar a luz, ligar o som, mover paredes, o que mais seria possível? Em que poderíamos aumentar nossas sensações e percepções do espaço no nosso dia-a-dia? E foi isso que nos foi pedido. Um objeto. Que seja interativo, com circuitos elétricos e que aumente sua experiência do espaço.
Discutimos em sala algumas coisas que ajudariam em nosso dia a dia, como um chuveiro que calculasse o dinheiro gasto num banho, paredes móveis, paredes que mudassem de cor de acordo com sua escolha, uma coberta que se adequasse a sua temperatura e a do tempo e assim foi. Alguns objetos que queríamos criar já existiam, e pediram a nossa ideia.
E logo de cara já me veio uma que é a que estou trabalhando e aprimorando.Sabe quando você acorda a noite e tá tudo escuro e você não acha o interruptor da luz por nada? Ou então vai ao banheiro e acontece a mesma coisa? Então, não seria extremamente interessante se você pudesse ter um tapete que acionasse as luzes? E será isso que desenvolverei. A ideia inicial consistia num tapete com um sensor simples ao toque que ao pisar acionaria a luz do quarto gradualmente de acordo com a escuridão do lugar, ou que tivesse uma lâmpada que você pudesse move-la para onde quiser, onde houver necessidade. Mas pediram para expandir a ideia. Conversando então com os colegas e com os monitores do laboratório cheguei a conclusão que seria mais interessante as luzes no "tapete", só que ficaria meio inviável, pois se correria o risco de quebrar as lâmpadas ao pisar nele. Com isso a ideia "pulou" para um piso elevado, como uma mini plataforma, baixa, mas de maneira que não quebre os LEDs, que vão substituir as lâmpadas do projeto inicial, quando pisar nela. Será dotada de LEDs de 3 cores acionados de 3 botões diferentes embutidos no piso, que terá molas para que haja a deformação suficiente para "apertar" os botões e depois voltar ao seu estado original. A luz será dosada a partir de um LDR, que controla a intensidade da luz de acordo com o grau de escuridão.A ideia tem potencial, como dizem os professores, resta saber se vai funcionar e se vão gostar.Depois postarei os croquis do protótipo, e o estudo dos materiais.
Conversando hoje com os professores voltei a ideia inicial do sistema de acionamento, que é o de espuma super simples, mas tentando colocar a ideia dos LEDs no piso. Só falta saber como agora. O tapete também aumentou de tamanho e vai abrangir toda a extensão da lateral da cama.

Nenhum comentário: